Seja bem-vindo(a) ao nosso blog!

Seja bem-vindo(a) ao nosso blog!

Vinhos Portugal e Espanha


FICHA TÉCNICA DOS VINHOS

PRODUTOR: Quinta de Gomariz
VINHO: Loureiro Colheita Selecionada 2010 
REGIÃO: Vinho Verde – Subregião Vale do Ave
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vinho Verde D.O.C.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Loureiro
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 11,5° GL
PRODUÇÃO: 30.000 garrafas
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: A região é um vasto anfiteatro que, da orla marítima, se eleva gradualmente para o interior, expondo toda a zona à influência do oceano Atlântico, fenômeno reforçado pela orientação dos vales dos principais rios, que correndo de nascente para poente facilitam a penetração dos ventos marítimos, os quais trazem muita umidade e chuva (até 1.500mm/ano em geral, 800mm/ano na sub-região de Monção). As temperaturas mais altas coincidem, durante o ano, com as precipitações mais baixas - final da primavera e verão quentes e secos - e as temperaturas mais baixas com as precipitações mais altas - invernos frios e chuvosos.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solo granítico, com baixa fertilidade e pouca profundidade. Presença também de pedras roladas. Vinhedo em encosta sul-poente.
ELABORAÇÃO: Recepção das uvas inteiras em caixas de 20kgs. As uvas inteiras são levadas para as prensas verticais. A prensagem ocorre com adição de neve carbônica. O mosto decanta por 48 horas a 12°C, sendo então trasfegado para as pequenas cubas de inox, onde ocorre a fermentação entre 12 e 20ºC.
AMADURECIMENTO: Em inox, com levantamento das borras (bâtonnage) semanal.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 2 anos.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Verdeal cristalino. Muito puro e atrativo no olfato com folha de limão, jasmim e pêra verde. Leve ataque gustativo, com acidez pulsante, mineral, com elegante final.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Muito puro e atrativo no olfato com folha de limão, jasmim e pêra fresca. Leve ataque gustativo, com acidez pulsante, mineral e prazeroso.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Sardinhas na brasa; Culinária oriental; Queijos frescos; Mariscos ao natural; Perfeito num picnic estival.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 8°C
PREMIAÇÕES MAIS RELEVANTES:
WINE & SPIRITS: 92 Pontos
REVISTA DE VINHOS: 15,5 em 20
DECANTER WINE AWARDS 2011: Silver Medal

PRODUTOR: Muñoz
VINHO: Artero Macabeo 2010
REGIÃO: La Mancha
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: La Mancha D.O.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Macabeo
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 12,5° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é continental extremo, com temperaturas que oscilam entre os 40/45°C no verão e -10/12°C no inverno. A pluviosidade é baixíssima, com média anual de 375mm. O terreno é plano e os vinhedos situam-se a 700m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição argilo-calcária.
ELABORAÇÃO: Idade do vinhedo de 15 anos, condução em espaldeira. Colheita em meados de setembro. As uvas são ligeiramente prensadas, obtendo-se o mosto flor. Ele é então decantado estaticamente durante 48 horas. A fermentação do mosto ocorre em tanques de aço inoxidável a 15°C.
AMADURECIMENTO: Engarrafamento precoce.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 2 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Amarelo-palha claro com reflexos verdeais. Aromas intensos e puros de frutas (damasco e pêra) e flores. Boca ampla e fresca, levemente herbácea, com agradável e equilibrada maciez.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Nariz com fina expressão frutada (damasco e pêra) e flores. Boca ampla e fresca, com agradável maciez.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Pescados e frutos do mar em preparações mediterrâneas, com ervas frescas, alho, tomate e azeite extra-virgem.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 8°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
DECANTER WINE AWARDS 2011: Bronze Medal

PRODUTOR: Falua Sociedade de Vinhos
VINHO: Conde de Vimioso Tinto 2009
REGIÃO: Ribatejo – Almeirim
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vinho Regional Tejo
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: Touriga Nacional, Aragonês e Cabernet Sauvignon
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5° GL
ACIDEZ TOTAL: 5,5 g/L
ENÓLOGO: João Portugal Ramos
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: Clima de características mediterrâneas com alguma continentalidade, sobretudo durante o verão. Sofre ainda o efeito moderador do rio Tejo. Com índice pluviométrico de 700-1.000mm anuais.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos predominantemente franco-arenosos.
ELABORAÇÃO: Colheita das uvas de forma manual, em caixas de 15 kgs, no ponto ótimo de maturação. Desengace e esmagamento, seguido de fermentação em cubas de inox a 25°C. Após o término do processo o vinho é trasfegado para o amadurecimento em barricas de carvalho.
AMADURECIMENTO: 6 meses em meias pipas de carvalho francês.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Rubi intenso com halo  violáceo.  Muitas frutas do bosque surgem entrelaçadas especiarias doces e rosas. Correto em boca, fresco, com taninos polidos e guloso final de prova.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Muitas frutas do bosque surgem entrelaçadas em rosas e especiarias doces. Equilibrado, fresco, com taninos polidos e guloso final de prova.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Caçarola de perdiz com uvas frescas; Lombo de porco assado na brasa com ervas; Pasteizinhos de milho recheados com pato braseado ao vinho tinto.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16°C
PREMIAÇÕES MAIS RELEVANTES:
WINE ENTHUSIAST: 88 Pontos – Best Buy
REVISTA DE VINHOS: 15 em 20

PRODUTOR: Plansel
VINHO: Marquês de Montemor 2010
REGIÃO: Alentejo - Distrito de Évora - Conselho de Montemor-o-Novo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vinho Regional Alentejano
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: Trincadeira, Aragonez e Touriga Nacional
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14° GL (Acidez total: 6,0 g/L)
PRODUÇÃO ANUAL: 190.000 garrafas
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: Clima de características mediterrâneas com alguma continentalidade sobretudo durante o verão. Distingue-se das restantes regiões do distrito de Évora por uma pluviosidade ligeiramente mais elevada. 
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos pardos mediterrâneos, derivados de granitos.
ELABORAÇÃO: Colheitas em caixas de 25kg, desengace completo e fermentação em cubas horizontais com rotação (vinimatic’s), com controle de temperatura. Após uma ligeira maceração, a fermentação malolática ocorre de forma espontânea. Amadurecimento em cubas de inox.
AMADURECIMENTO: 6 meses em tanques de inox.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 3 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Vermelho-púrpura intenso. Revela frutas negras maduras (cerejas, ameixas e amoras), sobre notas de violeta e especiarias. Ótimo equilíbrio em boca, taninos redondos integrados a equilibrada acidez.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Revela frutas negras, sobre notas florais e de especiarias. Maduro, quente e harmônico.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Grande versatilidade com carnes; Pappardelle de espinafre ao ragù bovino; Iscas de filé ao molho madeira; Seleção de embutidos.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 14°C

PRODUTOR: Muñoz
VINHO: Artero Tempranillo 2009
REGIÃO: La Mancha
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Tinto Joven La Mancha D.O.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Tempranillo (conhecida localmente como Cencibel)
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é continental extremo, com temperaturas que oscilam entre os 40/45°C no verão e -10/12°C no inverno. A pluviosidade é baixíssima, com média anual de 375mm. O terreno é plano e os vinhedos situam-se a 700m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição argilo-calcária.
ELABORAÇÃO: Idade do vinhedo mais de 20 anos, condução em espaldeira (80%) e em “vaso” (arbusto livre de sustentação). Colheita em meados de setembro. As uvas são rigorosamente inspecionadas na entrada da bodega. Segue-se o desengace e rompimento das mesmas. A fermentação com maceração ocorre em tanques de aço inoxidável a 28°C, durante 10 dias. O vinho é então trasfegado e os sólidos prensados (para o vinho de prensa). Após a fermentação malolática, realiza-se de duas a três trasfegas antes da clarificação final. O vinho é então levemente filtrado e engarrafado.
AMADURECIMENTO: Engarrafamento precoce.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 3 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Rubi com halo violáceo. Aromas de romã madura, groselhas e amoras, sobre notas de ervas e folhagem úmida. Impacto macio e frutado, com ótimo equilíbrio e agradável final.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Aromas de romã madura, groselhas e amoras, sobre notas de ervas e folhagem úmida. Macio e muito equilibrado.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Aves assadas, carne de porco assada e grelhada, legumes gratinados, queijos suaves (brie, camembert, edam).
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16°C

PRODUTOR: Pago de Cirsus
VINHO: Oak Aged 2009
REGIÃO: Navarra - Subzona de Ribera Baja, vinhedos a 220m de altitude, orientados ao sul.
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Navarra D.O.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 45% Tempranillo, 40% Merlot e 15% Syrah
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14° GL
ENÓLOGO CONSULTOR: Jean-Marc Sauboua (ex-enólogo – Château Haut-Brion)
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: Clima tipicamente continental. A Ribera Baja é a subzona mais quente e seca da Navarra no verão, e chega a atingir 40ºC de temperatura nesta época. As influências moderadoras do Atlântico e do Mediterrâneo são menores nesta área, e os invernos são rigorosos. As precipitações estão na ordem dos 300mm de chuva ao ano.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos constituídos por sedimentos calcários terciários, que formam a base do subsolo, e presença de limo e manchas mais arenosas ou de argila ocre na cobertura.
ELABORAÇÃO: Colheita estritamente manual em videiras jovens (10 anos), com desengace, esmagamento e início da maceração a frio por 3 dias a 6°C. Fermentação alcoólica com temperatura de 25-28°C, durante 15 dias. Terminado o processo o vinho é trasfegado às barricas onde ocorre a malolática e o amadurecimento. Permanência de 6 meses em garrafa antes da emissão ao comércio.
AMADURECIMENTO: 9 meses em barricas de carvalho francês (90%) e americano (10%), novas, de 2ª e 3ª passagens.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 6 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Rubi concentrado com halo purpúreo. Maduro e voluptuoso com frutas negras maduras, mineral (carvão), além de couro e especiarias. Denso, mas com frescor a garantir-lhe ótimo contraponto, cheio de taninos firmes e muito maduros. Admirável persistência.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Maduro e voluptuoso com frutas negras maduras, mineral (carvão), couro e especiarias. Denso, tânico, maduro e sedutoramente equilibrado.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Pato a la Navarra (pato assado sobre leito de pimentões e tomates, recheado com patê de fígado e presunto cru tipo jamón serrano), Pochas con codornices (estufado de feijão branco com jamón serrano, pimentões, legumes aromáticos e codornas).
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário e escolha abaixo o perfil de usuário: "Anônimo" ou "Nome/URL", escreva seu nome e clique em "Continuar". A seguir, clique em "Postar comentário", digite a palavra que aparecerá e clique novamente em "Postar comentário". Agora é só aguardar a liberação. Obrigado!